Connect with us

Dia a Dia

Estudo literário sobre o Farol ajuda no combate à ansiedade

Publicado

às

Para Tatiane Aparecida, romance de RF “entrou na minha vida feito um Farol”

Qual o poder de um livro? Uma obra literária possui a capacidade de mudar, de alguma forma, a vida das pessoas? Para a mineira Tatiane Aparecida Batista o romance “O Farol e a Tempestade” (editora Novo Conceito), do autor brasileiro Romulo Felippe, serviu de alento para minimizar a ansiedade.

“Vivemos numa constante tempestade emocional dentro de nós, diariamente. E buscamos encontrar em nossos caminhos pessoas que, com sua existência, transformam-se em um verdadeiro Farol em nossas vidas”, explica a leitora e pesquisadora.

Tatiane vai além: “a história de Sam e Anne (protagonistas do Farol) saiu das entrelinhas do livro. Me fez chorar com o reencontro de Anne e seu pai. Compreender que o isolamento de Sam pode ser o significado de que às vezes é melhor sairmos de cena. E mesmo mergulhados num profundo sofrimento, podemos sim encontrar motivos para sermos felizes e seguirmos em frente”.

Mais do que ler e reler a obra, a mineira foi além. Ela realizou um minucioso e aprofundado estudo literário sobre “O Farol e a Tempestade”.  “Meus cadernos –  o décimo primeiro e o décimo segundo –  foram dedicados exclusivamente para os estudos do Farol. Algumas pessoas me perguntam para que faço isso. As respondo que ‘para mim’. Riqueza se resume a você buscar um autoconhecimento através das palavras. E poder fazer isso tem me ajudado muito”.

Através de recortes, marcações e anotações de frases e pensamentos que integram o romance, Tatiane realizou um trabalho incrível. Um estudo literário inédito. “O livro entrou na minha vida feito um farol, iluminando a minha capacidade de cada vez mais amar as palavras e suas várias expressões”, analisa.

Tatiane Aparecida já tem em mãos os novos dramas de Romulo Felippe (“Pássaros Negros na Neve” e “A Garota das Montanhas”). “Hoje me sinto diante de um grande mestre, que com o seu dom da palavra me faz acreditar em mim mesmo. Agradeço ao Romulo, que está me incentivando cada vez mais a ter o dom e bom gosto pela leitura. Novamente reafirmo como é incrível poder ter esse dom. É um privilégio. O que gera essa possibilidade de poder acreditar mais em mim. E na minha construção como ser humano. Poder ler é algo tão sublime que sinto que está salvando minha própria vida”.

A mineira, que tem participado de encontros presenciais com grupos de leitores, está confeccionando seu décimo oitavo caderno de estudos literários sobre os livros que marcam a sua vida. “Será que podemos sentir saudades de um bom livro? Uma boa leitura que tomou conta de você, por vários dias, como foi o caso do Farol?”, ela se pergunta.

Honrado com a homenagem, o escritor Romulo Felippe acredita que Tatiane é um exemplo fantástico de como os livros são importantes em nossas vidas: “a literatura tem o poder de transformar o ser humano, de nos levar além. E a Tatiane Aparecida é uma prova do quanto os livros são essenciais para o mundo. Só tenho a agradecer por tamanho carinho”.

 

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *