Connect with us

Dia a Dia

Romulo palestrou sobre a arte da biografia no secular IHGES

Published

on

Evento com o biógrafo foi realizado no centro de Vitória

Em uma noite marcante, o escritor Romulo Felippe palestrou para um exigente auditório do centenário Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) – composto por acadêmicos, professores universitários, pesquisadores, escritores e historiadores – sobre “A arte da biografia”. O biógrafo atendeu ao chamado do presidente da entidade cultural mais antiga do Espírito Santo, doutor Getúlio Neves.

“Durante o encontro, o biógrafo –— que em maio lançou a biografia política “O enigma Ferraço”, sobre a trajetória do mandatário em atividade mais longevo do país — refletiu sobre a arte de narrar vidas, o equilíbrio entre rigor histórico e sensibilidade literária e o papel do biógrafo como guardião da memória”, revelou o diário impresso Fato.

Com mais de 37 anos de carreira no jornalismo, Felippe atuou em mais de uma dúzia de veículos de comunicação, incluindo jornais de grande circulação como O Dia, e realizou coberturas internacionais em mais de 20 países. “Na literatura, Romulo Felippe é autor de mais de 20 obras, entre elas oito biografias, romances históricos e livros infantojuvenis. Ganhou projeção internacional com o best-seller europeu Il Guerriero Templare, publicado pela editora Newton Compton, na Itália, e é membro da Academia Espírito-Santense de Letras, a instituição cultural mais tradicional do Estado”, conforme destacou o jornal Aqui Notícias.

Durante a palestra, Romulo Felippe revelou uma série de histórias coletadas no transcurso do seu trabalho de campo. “A biografia é mais que uma narrativa: é um pacto entre passado e futuro, uma ponte que impede que vidas notáveis sejam esquecidas”, destacou o escritor. “Mais do que uma palestra, o evento foi um bate-papo interativo, onde o público pode participar e trocar experiências com o autor”, publicou o Portal de Notícias 24 horas.

“Foi uma noite de diálogo, uma celebração da memória e da palavra escrita”, afirmou o biógrafo, autor de uma dúzia de biografias. O IHGES, fundado em 1916, é a entidade cultural mais antiga do Espírito Santo e referência na preservação da história e do patrimônio cultural capixaba.

Links das reportagens:

https://www.folhavitoria.com.br/social/a-estacao-e-verao-a-cor-e-aperol-o-mood-e-tropical-e-atletico/

https://aquinoticias.com/2025/09/biografias-em-foco-romulo-felippe-conduz-palestra-gratuita-nesta-quarta-24/

https://portaldenoticias24horas.com.br/instituto-historico-palestra-decifra-a-arte-da-biografia-nesta-quarta-24/

https://www.jornalfato.com.br/cidades/romulo-felippe-palestra-sobre-a-arte-da-biografia-no-ihges,460502.jhtml

 

 

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *